Vida de cachorro concursos públicos.

Funções Básicas do Writer

Posted on: janeiro 25, 2008

Objetivos:

Neste tutorial você aprenderá as funções básicas do Writer, funções estas que são muito simples, mas que são indispensáveis para obter maior produtividade quando trabalhar com o aplicativo. Você conhecerá os recursos do programa, vou mostrar como abri-lo, os elementos da interface, bem como suas definições. Mostrarei, também, como salvar, abrir e fechar documentos. Ensinarei a configurar uma página e, por último, como acessar as propriedades do documento.

Recursos

O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, ele corresponde ao MS Word. Um editor de texto é um programa como recursos para formatação de texto, com imagens, objetos e tabelas. O Writer possui vários recursos para edição de texto, tais como: Recursos básicos, Design e Estruturação, Editoração Eletrônica, Criação de Desenhos, Inserção de Figuras e Interface Flexível. Vejamos adiante a descrição de cada um destes recursos.

» Recursos básicos – Com todos os recursos básicos é possível você criar documentos como, Ofícios, memorandos, cartas, currículos, etc, com tabelas, índices e imagens. O Writer possui, também, um excelente sistema de tabulação, com o qual você pode criar texto alinhados em colunas sem a necessidade de tabelas, com isso consegue-se um alinhamento mais preciso. Outra função muito importante é a capacidade de exportar arquivos para o formato PDF.

» Design e Estruturação – Para montar do design do seu texto, o Writer disponibiliza estilos de formatação, tabelas e a janela Navegador, pela qual você pode percorrer facilmente todo o documento. Os índices, também, são recursos muito úteis para a estruturação de seu documento.

» Criação de Desenhos – Com a barra de ferramenta Desenho, você pode inserir uma serie de recursos em seu texto. Estes recursos vão desde uma simples linha até figuras pré-formatadas. Neste intervalo você encontrar quadrado, elipse, desenho à mão livre, caixas de texto e balões para legendas, assim como uma serie de desenhos pré-formatados que vão desde setas até “carinhas” e estrelas.

» Inserção de Figuras – Você pode inserir figuras em vários formatos ou escolher da galeria de imagens que disponibiliza uma grande quantidade de figuras por temas.

» Interface Flexível – A janela do programa é bem flexível e pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Ícones podem ser adicionados e retirados e as janelas podem ser posicionadas, redimensionadas, exibidas ou ocultadas.

Com todos estes recursos fica muito fácil criar documentos, depois de se acostumar com o Writer, você nem vai mais lembrar do MS Word, exceto se utiliza recursos específicos deste programa. Observe que a extensão deste programa é .odt, enquanto do MS Word é .doc.

Abrindo o Write

Quando o pacote do OpenOffice é instalado, um atalho é adicionado no menu iniciar. Para abri o Writer localize-o neste atalho, o caminho é o seguinte: Iniciar > Todos os Programas > OpenOffice.org 2.0 > OpenOffice.org Writer, conforme a figura seguinte.

Após clicar no link, o Writer será aberto em sua interface principal e padrão e estará pronto para ser usado.

Conhecendo a Interface

A interface do Write é bem parecida com o MS Word, quem já é acostumado com este programa, provavelmente, não sentirá dificuldades em se adaptar a este. A interface pode ser vista na figura seguinte e cada parte dela será descrita logo adiante.

Bem, vamos a descrição de cada uma das partes:

» Barra de Título – Barra clássica de todos os programas do Windows, que vem com o título do documento seguido do título do programa. Outra coisa que não falta são os botões de controle (Minimizar, Maximizar/Restaurar e Fechar).

» Barra de Menus – Nesta barra estão todos os comandos do programa divididos em menus, estes menus seguem um padrão do Windows e são muito parecidos com os do MS Word.

» Barra de Ferramentas – Esta barra não é nada mais que atalhos gráficos dos comandos que estão disponíveis nos menus.

» Barra de Formatação – Como a anterior, esta barra, trás atalhos gráficos para os comandos de formatação mais usados.

» Réguas – As réguas estão disponíveis tanto do lado superior como do lado esquerdo, elas servem para lhe orientar uma série de coisas, o espaço editável da folha, os pontos de tabulação, ajustamento de tabelas, recuo de parágrafos, são exemplos de funções desta barra multi-uso.

» Botões de Tabulação – Servem para o alinhamento da tabulação, podem ser mudado com um clique e inseridos através de um clique na régua.

» Barras de Rolagem – A função destas barras, que estão localizadas do lado direito e inferior, é permitir a navegação pelo documento.

» Botões de Navegação – Outra forma de navegação, juntos com as barras de rolagem, oferecem um ótimo desempenho.

» Barra de Status – Mostra informações a respeito do documento atual, o zoom aplicado e a indicação das páginas, são exemplos de funcionalidades desta barra.

» Área de Trabalho – É todo o espaço central do programa, usado para edição dos documentos.

Você viu uma pequena descrição de cada comando, mais a frente mostrarei como personalizar toda a interface para que adapte aos seus gostos.

Criando um documento

Por padrão, quando você abre o Writer ele já vem com um documento em branco, no entanto pode ocorrer casos em que sua área de trabalho está simplesmente vazia. Para criar um novo documento selecione Arquivo > Novo > Documento de Texto. Esta operação pode ser feita, também, usando as teclas de atalho Ctrl+N, pronto seu novo documento estará aberto pronto para ser editado.

Salvando Documentos

Quando editamos um arquivo em qualquer programa, ele esta temporariamente na memória RAM, isso significa se acontecer algum imprevisto com falta de energia, neste caso o seu documento se perderia. Para evitar imprevisto é que salvamos os documentos. Salvar um documento não é nada mais do que gravar uma cópia, no disco rígido, do que está na memória.

Para salvar um documento no Writer, selecione Arquivo > Salvar Como… ou apenas clique no botão salvar na barra de ferramentas, este botão tem um ícone de um disquete. Após salvar um arquivo uma vez e fazer qualquer alteração, basta pressionar o atalho Ctrl+S, usar a barra de ferramentas ou o caminho Arquivo > Salvar.

Ao usar uma das opções acima a janela Salvar Como será aberta. É uma janela típica do Windows, através do menu suspenso Salvar em, escolha o local para salvar seu arquivo, de pois dê um nome a ele na opção Nome do arquivo. Os documentos do OpenOffice Writer são salvo, por padrão, com a extensão .odt, mas você pode escolher outros formatos através da opção Salvar como tipo. O arquivo pode ser salvo como documento do MS Word, HTML, TXT, XML, e outros formatos. Na figura seguinte a janela Salvar como pode ser conferida, assim como os formatos de arquivos disponíveis.

Algumas das outras guias dessa janela veremos mais a frente quando, por exemplo, for falar de cabeçalho e rodapé.

Abrindo um documento

Os documentos salvos no computador podem ser abertos posteriormente para edição e impressão, se não houvesse essa possibilidade não faria sentido criar documento digitais.

Para abrir um documento vá ao menu Arquivo > Abrir…, tecle Ctrl+O ou use o botão Abrir da barra de ferramentas (um ícone de uma pasta aberta). Ao usar alguma destas opções a janela Abrir é exibida, o procedimento é muito semelhante ao de salvar, apenas é na ordem inversa. Procure o seu documento, selecione-o e clique no botão Abrir (localizado no lado direito inferior da janela) que o Writer mostrará seu documento pronto para edição, exceto se estiver com atributo de leitura.

Para fechar apenas um documento, deixando o Writer aberto, clique no botão fechar (X) no lado direito da barra de menus ou selecione Arquivo > Fechar.

Configuração de Página

Um ponto muito importante a ser observado antes de fazermos/editarmos qualquer documento, principalmente os que pretendemos imprimir, é fazer a configuração da página. Configurar uma página é definir qual formato de papel iremos usar, qual o tamanho das margens e a sua orientação.

Diferentemente do MS Word, que trás a configuração de página no menu Arquivo, no Writer esta configuração deve ser feita por meio do menu Formatar > Página…, que por sinal é muito simples.

Iremos fazer três configurações básicas, para que já trabalha com algum editor de texto, esta tarefa pode ser muito familiar. A janela de configuração de página pode ser vista na imagem a seguir.

Após abrir a janela de Configuração de Página selecione a guia Página, se esta não estiver selecionada.

O formato do papel pode ser escolhido por meio da opção Formato, o papel mais comum é o A4, mas você deve fazer a configuração de acordo com o papel que for usar pra imprimir seus trabalhos. Após selecionar o formato do papel os campos Largura e Altura são atualizados automaticamente. Estes campos podem ser usados, também, para fazer configurações personalizadas, aquelas para as quais não existem tamanhos pré-definidos. Ao colocar um tamanho diferente dos padrões, o nome usuário substitui o nome do papel atual. Depois de definir o formato do papel é hora de decidir sobre a orientação, esta configuração vai definir se você que usar o papel como retrato ou paisagem.

Configurar as margens antes de redigir seu documento vai evitar a modificação posterior por redefinição de espaço, isto acontece porque as margens definem os espaços máximos de edição do documento. As configurações referem-se às bordas direita, esquerda, superior e inferior do documento. As definições estão em centímetro e podem ser mudadas clicando no campo e digitando um novo valor ou usando os botões do lado direito de cada campo. Tenha sempre o hábito de configurar página antes de iniciar qualquer documento, isso vai lhe poupar trabalho posterior.

Acessando as Propriedades do Documento

Os documentos digitais guardam algumas informações que podem ser úteis, principalmente quando queremos saber a data em que foi criado, modificado, tamanho e local em que está no disco. Além destas informações o Writer exibe também o tempo total de edição do documento, bem como o número de revisões. Outro item que não poderia deixar de ter é o nome do documento, que aqui no Writer aparece acompanhado da extensão (.odt).

As outras guias exibem algumas informações adicionais, na guia descrição, por exemplo, é possível adicionar assunto, palavra chave e até comentários. A guia Definido pelo usuário disponibiliza quatro campos para inserção de informações personalizadas, um detalhe importante é que os títulos dos campos podem ser alterados através do botão Campos de Informação… .

Para acessar as propriedades do seu documento, após abrir, selecione Arquivo > Propriedades…, a janela Propriedades será exibida como na figura seguinte.

Se você quiser acessar informações como número de páginas, quantidade de tabelas, número de caracteres e palavras é só acessar a guia Estatísticas.

About these ads

6 Respostas to "Funções Básicas do Writer"

vai se fude,vai toma suco de limão…

vá voce que não tem o que fazer sua deyso dá o cú jega

eu quero saber as principais funçoês e ferramentas do writer ok.
mande as informaçoês para meu email tá
abraços

Neste tutorial você aprenderá as funções básicas do Writer, funções estas que são muito simples, mas que são indispensáveis para obter maior produtividade quando trabalhar com o aplicativo. Você conhecerá os recursos do programa, vou mostrar como abri-lo, os elementos da interface, bem como suas definições. Mostrarei, também, como salvar, abrir e fechar documentos. Ensinarei a configurar uma página e, por último, como acessar as propriedades do documento.

Recursos

O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, ele corresponde ao MS Word. Um editor de texto é um programa como recursos para formatação de texto, com imagens, objetos e tabelas. O Writer possui vários recursos para edição de texto, tais como: Recursos básicos, Design e Estruturação, Editoração Eletrônica, Criação de Desenhos, Inserção de Figuras e Interface Flexível. Vejamos adiante a descrição de cada um destes recursos.

» Recursos básicos – Com todos os recursos básicos é possível você criar documentos como, Ofícios, memorandos, cartas, currículos, etc, com tabelas, índices e imagens. O Writer possui, também, um excelente sistema de tabulação, com o qual você pode criar texto alinhados em colunas sem a necessidade de tabelas, com isso consegue-se um alinhamento mais preciso. Outra função muito importante é a capacidade de exportar arquivos para o formato PDF.

bom eu nao tenho este programa , queria intalar para ler em fomato pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: